Programa InovaSC
Neste contexto, no período de 2006 a 2007, a FAPESC patrocinou a realização de Encontros Empresariais nas oito Mesorregiões do Estado, tendo como objetivo apresentar as possibilidades de parcerias tecnológicas e as oportunidades de financiamento com vistas à solução de gargalos para a Inovação, na chamada Ação Primeira do InovaSC. Para tanto, convidou a Fundação CERTI para organizar esses eventos e desenvolvê-los em conjunto com 14 Entidades Parceiras Executoras (EPEs), todas voltadas ao desenvolvimento tecnológico do Estado de Santa Catarina. Dos esforços da Ação Primeira, resultaram, além de amplo registro de demandas específicas, o despertar das empresas, das instituições científicas e tecnológicas e do governo para a necessidade de continuidade deste processo e a importância do fortalecimento das parcerias.
Durante a série de eventos, ficou marcante a falta de informações do setor empresarial sobre os assuntos em questão. Por outro lado, constatou-se que os participantes saíram dos eventos com uma visão mais ampla das possibilidades, tanto em termos de parcerias tecnológicas, como em acesso a recursos financeiros para o processo de inovação, existentes nas esferas Federal e Estadual.
Com a aprovação das Leis de Inovação Estadual e Federal, ampliaram-se consideravelmente as oportunidades em termos de incentivos fiscais, de financiamentos reembolsáveis (via FINEP e BNDES) e dos diferentes mecanismos de apoio não-reembolsáveis (ofertados pela FINEP, CNPq, FAPESC, BNDES, ANEEL e outros) para projetos de produtos e processos inovadores. Neste sentido, para que as ações em prol da inovação ganhem corpo, é necessário um grande esforço tanto do governo como das instituições de C&T&I, de modo a assegurar as condições complementares que são: competência em gestão e capacidade de cooperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário