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2 de set. de 2011

Como montar seu Plano de Negócios


Como preparar um Plano de Negócios
 O Plano de Negócios tem a função de descrever os objetivos de um negócio e os passos necessários para a sua realização. A elaboração do documento requer muita organização, pesquisa e consistência, pois ideias inconsistentes no papel certamente não vão inspirar a confiança do leitor.

 Além de dar credibilidade ao projeto, um Plano de Negócios bem elaborado torna-se uma ferramenta de gestão muito útil, pois ajuda o empreendedor a identificar e manter estratégias e a cumprir as metas.

 É importante que estejam claramente estabelecidas as expectativas de resultados, assim como a importância geral do projeto e o seu diferencial. Será apresentada a seguir uma sugestão de roteiro com os tópicos principais de um Plano de Negócios. Os tópicos são variáveis, e, de acordo com o tipo de empresa e a fase em que ela se encontra, alguns poderão ser descartados assim como outros extras poderão ser necessários.

1 - Capa

É a oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Deve conter as principais informações do plano, como o contato da empresa, logotipo, data de elaboração, o número da revisão e o nome de quem elaborou o plano.

2 - Índice

Esta seção deverá conter o título de cada tópico do plano de negócios.

3 - Informações gerais:

Sobre a empresa:

- Razão social;

- Endereço;

- CNPJ;

- Contato (Endereço, telefone, e-mail, home page);

Sobre os sócios:

- Nome;

- Breve currículo de cada um deles;

- Participação societária;

- Composição do capital social.

Sobre a equipe:

- Quem são os funcionários da empresa, especificando o cargo, setor e remuneração;

- Fazer um organograma da estrutura;

- Quais são as atuais/futuras necessidades de pessoal?

4 - Histórico:

Breve descrição dos acontecimentos relevantes desde a fundação da empresa.

5 - Empreendimento:

- Qual o ramo da empresa?

- Qual é o diferencial do produto/serviço?

- Como é agregado valor ao produto?

- Quais são as vantagens de investir neste negócio?

- E os principais riscos do investimento?

6 - Mercado:

- Como é o mercado para o produto/serviço?

- Como este mercado se desenvolveu?

- Qual o tamanho do mercado?

- Como ele vem crescendo? E quais são as projeções?

- Qual o market share atual?

- Existem barreiras à entrada no mercado?

- Quais são os consumidores em potencial?

- Qual será o incentivo que eles terão para o consumo do produto?

- Quanto o consumidor está disposto a pagar pelo produto?

- Quais são os maiores concorrentes?

- Qual o seu diferencial perante eles?

- Tratando-se de concorrência, quais são os pontos fortes e fracos da empresa?

- Qual a maior ameaça concorrencial para a empresa?

- O que precisa mudar no segmento?

- Como a empresa pretende fazer estas mudanças acontecerem?

7 - Marketing:

- Qual é a estratégia de marketing da empresa?

- Como é a distribuição do produto?

- Quais os pontos fortes e fracos desta rede de distribuição?

- Como é estruturada a estratégia de vendas?

- Como será fixado o preço?

- Demonstre as vendas e uma projeção das mesmas para o próximo ano.

- Qual é a estratégia de comunicação para promover o produto?

- Qual é o foco geográfico das vendas?

- Haverá serviço de suporte/garantia do produto? Como será prestado?

- Como a empresa define as suas prioridades de mercado?

8 - Produção:

- Como é o processo produtivo?

- Há algum fator deste processo que o difere dos concorrentes?

- Como este fator pode representar uma vantagem para o cliente?

- Qual é a perspectiva de evolução do processo?

- Como são as tecnologias concorrentes?

- Quais são os gargalos de produção no processo?

9 - Projeções para o crescimento da empresa:

- Quais são os pontos fortes e oportunidades de melhoria da empresa?

- O que é preciso para desenvolver as oportunidades mencionadas?

- Qual é o montante de investimento necessário?

- Qual o prazo estimado para retorno?

- Qual a estratégia de saída para o investimento?

10 - Informações econômicas e financeiras:

- Qual o prazo de recebimento das vendas?

- E o prazo para pagamento dos fornecedores?

- Demonstre o fluxo de caixa dos últimos dois anos;

- Apresente o demonstrativo de resultados dos últimos 3 anos

- Balanço Patrimonial dos últimos 3 anos e do último mês;

- Exiba um demonstrativo dos passivos de curto e longo prazo;

11 - Projeções econômico-financeiras:

- Projeção de fluxo de caixa para os próximos 5 anos;

- Projeção do demonstrativo de resultados para os próximos 5 anos;

- Projeção das receitas;

- Projeção dos impostos;

- Projeção dos custos;

- Projeção das despesas;

- Projeção dos investimentos;

- Expor as premissas utilizadas para as projeções.


Fonte: Floripa Angels

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