Como preparar um Plano de Negócios
O Plano de Negócios tem a função de descrever os objetivos de um negócio e os passos necessários para a sua realização. A elaboração do documento requer muita organização, pesquisa e consistência, pois ideias inconsistentes no papel certamente não vão inspirar a confiança do leitor.
Além de dar credibilidade ao projeto, um Plano de Negócios bem elaborado torna-se uma ferramenta de gestão muito útil, pois ajuda o empreendedor a identificar e manter estratégias e a cumprir as metas.
É importante que estejam claramente estabelecidas as expectativas de resultados, assim como a importância geral do projeto e o seu diferencial. Será apresentada a seguir uma sugestão de roteiro com os tópicos principais de um Plano de Negócios. Os tópicos são variáveis, e, de acordo com o tipo de empresa e a fase em que ela se encontra, alguns poderão ser descartados assim como outros extras poderão ser necessários.
1 - Capa
É a oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Deve conter as principais informações do plano, como o contato da empresa, logotipo, data de elaboração, o número da revisão e o nome de quem elaborou o plano.
2 - Índice
Esta seção deverá conter o título de cada tópico do plano de negócios.
3 - Informações gerais:
• Sobre a empresa:
- Razão social;
- Endereço;
- CNPJ;
- Contato (Endereço, telefone, e-mail, home page);
• Sobre os sócios:
- Nome;
- Breve currículo de cada um deles;
- Participação societária;
- Composição do capital social.
• Sobre a equipe:
- Quem são os funcionários da empresa, especificando o cargo, setor e remuneração;
- Fazer um organograma da estrutura;
- Quais são as atuais/futuras necessidades de pessoal?
4 - Histórico:
Breve descrição dos acontecimentos relevantes desde a fundação da empresa.
5 - Empreendimento:
- Qual o ramo da empresa?
- Qual é o diferencial do produto/serviço?
- Como é agregado valor ao produto?
- Quais são as vantagens de investir neste negócio?
- E os principais riscos do investimento?
6 - Mercado:
- Como é o mercado para o produto/serviço?
- Como este mercado se desenvolveu?
- Qual o tamanho do mercado?
- Como ele vem crescendo? E quais são as projeções?
- Qual o market share atual?
- Existem barreiras à entrada no mercado?
- Quais são os consumidores em potencial?
- Qual será o incentivo que eles terão para o consumo do produto?
- Quanto o consumidor está disposto a pagar pelo produto?
- Quais são os maiores concorrentes?
- Qual o seu diferencial perante eles?
- Tratando-se de concorrência, quais são os pontos fortes e fracos da empresa?
- Qual a maior ameaça concorrencial para a empresa?
- O que precisa mudar no segmento?
- Como a empresa pretende fazer estas mudanças acontecerem?
7 - Marketing:
- Qual é a estratégia de marketing da empresa?
- Como é a distribuição do produto?
- Quais os pontos fortes e fracos desta rede de distribuição?
- Como é estruturada a estratégia de vendas?
- Como será fixado o preço?
- Demonstre as vendas e uma projeção das mesmas para o próximo ano.
- Qual é a estratégia de comunicação para promover o produto?
- Qual é o foco geográfico das vendas?
- Haverá serviço de suporte/garantia do produto? Como será prestado?
- Como a empresa define as suas prioridades de mercado?
8 - Produção:
- Como é o processo produtivo?
- Há algum fator deste processo que o difere dos concorrentes?
- Como este fator pode representar uma vantagem para o cliente?
- Qual é a perspectiva de evolução do processo?
- Como são as tecnologias concorrentes?
- Quais são os gargalos de produção no processo?
9 - Projeções para o crescimento da empresa:
- Quais são os pontos fortes e oportunidades de melhoria da empresa?
- O que é preciso para desenvolver as oportunidades mencionadas?
- Qual é o montante de investimento necessário?
- Qual o prazo estimado para retorno?
- Qual a estratégia de saída para o investimento?
10 - Informações econômicas e financeiras:
- Qual o prazo de recebimento das vendas?
- E o prazo para pagamento dos fornecedores?
- Demonstre o fluxo de caixa dos últimos dois anos;
- Apresente o demonstrativo de resultados dos últimos 3 anos
- Balanço Patrimonial dos últimos 3 anos e do último mês;
- Exiba um demonstrativo dos passivos de curto e longo prazo;
11 - Projeções econômico-financeiras:
- Projeção de fluxo de caixa para os próximos 5 anos;
- Projeção do demonstrativo de resultados para os próximos 5 anos;
- Projeção das receitas;
- Projeção dos impostos;
- Projeção dos custos;
- Projeção das despesas;
- Projeção dos investimentos;
- Expor as premissas utilizadas para as projeções.
Fonte: Floripa Angels
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